Lombalgia: Um tipo de dor muito comum.
Dicas de SaúdeA região lombar está localizada entre a região torácica e sacrococcigiana, possui 5 vértebras (L1-L5) e sua curvatura chama-se lordose.
Entre as vértebras temos os discos intervertebrais, que permitem vários movimentos da coluna e absorvem impactos. As vértebras lombares, L1 a L5, são as mais envolvidas com dores nas costas porque sustentam a maior parte do peso do corpo e estão sujeitas aos maiores esforços e tensões da coluna vertebral.
Praticamente 90% da população, teve ou vai ter algum tipo de dor na lombar... isso acontece por diversos motivos: fraqueza muscular, vicios posturais, artrose, hérnia de disco, entre outras causas.
Os principais sintomas são: dor local e/ou irradiada, formigamento de membros inferiores (parestesia), podendo ser dor aguda ou crônica. Tratamento: analgésicos, anti- inflamatórios e relaxantes musculares podem ser indicados pelo seu médico. Na Fisioterapia, podemos realizar a fisioterapia analgésica , onde serão utilizados recursos para alívio da dor e diminuição do processo inflamatório, com a evolução do paciente, são iniciados os trabalhos de mobilidade de tronco, alongamento e fortalecimento da musculatura. Ainda dentro da fisioterapia, temos algumas técnicas que também são especifícas e indicadas para qq patologia da coluna, como o RPG, Pilates, Kinesio Taping e terapia manual. |
Tem alguma dúvida?! Estamos à disposição para tirá-las...